Documento sem título
IMR Niterói - Serviços Médicos

Médico Fisiatra

IMR Niterói - Serviços Médicos
EQUIPE MÉDICA

O Programa de Reabilitação deve ser coordenado por um médico especialista que, no primeiro momento, avalia a disfunção e/ou a deficiência e suas causas como também a capacidade funcional do paciente, com objetivo de limitar a incapacidade, controlar a lesão e as sequelas secundárias que possam levar a diminuição ou perda da independência ou autonomia do paciente.

Além disso, adota tecnologias que possam proporcionar aumento da funcionalidade e melhor qualidade de vida aos pacientes para que sejam incluídos na sociedade de maneira participativa e/ou produtiva.

A reabilitação atua em interface com várias outras especialidades médicas, tais como geriatria, cardiologia, pediatria, neurologia, angiologia, clínica médica, dentre outras. Pode estar presente em todos os níveis de atenção a saúde, primário, secundário e terciário, além de estar diretamente relacionada com a qualidade de vida dos pacientes e ter uma visão integral do paciente dentro do seu contexto de vida.

A Dra. Patricia Augusto, CRM 52.57745-9, responsável pelo IMR Niterói, possui larga experiência na coordenação e planejamento de equipes e diagnósticos terapêuticos. Médica Especialista em Medicina Física e Reabilitação, Médica Especialista em Medicina de Família e Comunidade, Mestre em Saúde Coletiva, Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Membro Efetivo da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, Diretora Científica da AMFRRJ (Curriculum Lattes).

Na Fisiatria além da avaliação, elaboração do projeto terapêutico e tratamento dos pacientes, seus familiares e cuidadores são orientados em como lidar com as limitações e incapacidades do paciente, adequações para transferências, mobiliários, locomoção e etc. As orientações podem ser realizadas individualmente ou em grupo onde são esclarecidas e reforçadas questões afins, objetivando orientar os familiares e cuidadores de forma clara sobre os cuidados de vida diária do paciente, melhorando sua qualidade de vida.